Design Thinking e as vantagens de tomar o design como parte da estratégia
Você deve estar pensando que o Design Thinking é um termo exclusivo do mundo do design, não é mesmo? Mas não é. Ele está mais presente na vida de outros profissionais do que imagina.
Podemos dizer que ele não é algo que se possa explicar de maneira matemática, pois ele não é um método. Muito menos podemos limitar sua explicação nisso ou naquilo. Podemos dizer que ele é parte do que você apenas faz, sem muitos mistérios ou complicações.
Ele é uma abordagem simples de pensar sobre a resolução de problemas. Mas, calma! Simples não quer dizer desnecessário. O Design Thinking é muito importante como parte de uma estratégia dentro das empresas. Vamos nos aprofundar mais. Continue conosco!
O que é Design Thinking afinal?
Em termos bastante práticos para sua compreensão, podemos simplificar tal abordagem da seguinte forma:
Design Thinking = pensamento de desing = resolução de problemas = desenvolvimento de soluções
Porque essa sequência? Explicamos:
O objetivo de todo projeto elaborado por um designer é resolver algum tipo de problema do cliente da melhor forma possível, entregando a ele uma experiência melhor e mais atrativa, o que é muito importante para que uma empresa consiga manter uma boa base de clientes.
O design de um site é um bom exemplo do que acabamos de citar. O designer pensa o projeto do site em cima das necessidades do usuário, buscando oferecer a ele uma experiência mais agradável e, ao mesmo tempo, pensa em estratégias para aumentar o engajamento entre empresa e cliente.
Em outras palavras, o Design Thinking não se resume apenas em simples resoluções de problemas e, sim, no desenvolvimento de soluções.
Em termos práticos, como realizar o Design Thinking?
Em termos mais práticos, o Design Thinking pode seguir 3 passos para resolução de problemas: compreender o projeto, explorar o projeto ,e em seguida, materializá-lo.
Um exemplo? Vamos lá!
Pense na execução de um projeto qualquer dentro da empresa, quais são os passos para executá-lo?
Primeiro, é feita uma descrição dos pontos principais do projeto (compreensão), o próximo passo é pensar em formas de executá-lo (explorar o projeto), fazer esboços, desenhos, gráfico, entre outros. O último passo é (materializar), pegar todas as informações e objeções levantadas nos passos anteriores e criar o projeto proposto.
Em termos mais técnicos, podemos apresentar 4 etapas do processo Design Thinking: Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação.
Vamos procurar contextualizar essas etapas à realidade de uma empresa:
Imersão
Consiste na observação do seu público-alvo, atentando-se aos seus desafios, seus problemas e, dessa forma, mapeando suas necessidades mais urgentes.
Análise e síntese
Com base nos dados coletados anteriormente, usa-se agora a imaginação com o intuito de criar um projeto que solucione essas necessidades, que seja fundamental para eliminar suas dores.
Ideação
Nesta etapa, o projeto é colocado em prática, entretanto, em uma escala pequena, fazendo apenas um teste para analisar se os resultados serão realmente os esperados.
Prototipação
Depois de testado o projeto, caso ele atenda as expectativas, resta agora executá-lo de forma efetiva. Ao chegar nessa etapa, se novos problemas surgirem, pode-se retornar às etapas anteriores em busca de soluções para os novos problemas levantados.
Como tornar o Design Thinking parte de uma estratégia?
Melhorando a experiência do usuário
O Design Thinking tem como foco o usuário final. O designer não projeta algo para ele ou para a empresa, ele se concentra na satisfação final do cliente. O seu pensamento está sempre voltado para uma melhor experiência do usuário junto à marca.
É preciso lembrar que a natureza humana, as emoções devem sempre ser o objeto principal de inspiração do designer.
Deixando o site mais útil
Uma das grandes preocupações das empresas, hoje em dia, é em relação à usabilidade dos seus sites. Neste ponto, o Design Thinking é fundamental para a compreensão de todos os processos de desenvolvimento para tornar o site mais responsivo e representativo dos ideais e valores da empresa.
Como vimos, o Design Thinking é uma excelente ferramenta que sua empresa pode empregar em sua rotina para ajudá-la a encontrar as melhores respostas para os seus problemas do dia a dia.
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